EQE400 - Modelagem e Dinâmica de Processos

Profa Andrea Valdman, DEQ/EQ/UFRJ

Sejam bem vindos a disciplina EQE400 - Modelagem e Dinâmica de Processos, turma EQA (2a e 4a, de 10h às 11:30h) no Período Letivo 2022-2.

Para se inscrever na plataforma de Depositório de Material Didático da disciplina, preencha este formulário com os seus dados e seu email do domínio eq.ufrj.br. Fique atento a este email, pois através dele você será convidado a participar da turma correspondente no Google Classroom. Após aceitar o convite e entrar na turma, verifique atentamente o material já disponível, com especial atenção às regras de funcionamento da disciplina, apresentadas também no primeiro dia de aula. Vale ressaltar que o conteúdo disponibilizado na plataforma não substitui as aulas presenciais. Ao final do período de alteração de disciplinas, todas as inscrições serão revistas e apenas os alunos inscritos regularmente na disciplina permanecerão com acesso ao depositório.

Antes de começar, que tal a refletir sobre a nossa atual atividade acadêmica:

  • Você ainda se lembra de quando se inscreveu no SISU e corajosamente escolheu o curso universitário que está cursando hoje?

  • Você ainda se lembra que o seu curso é presencial e que o que vivemos nos ultimos 2 anos foi uma situação atípica e temporária, reflexo dos acontecimentos no mundo, que nos obrigaram a adaptar nossa forma de convívio para adquirir conhecimento ?

  • Você ainda se lembra de como é desafiador e ao mesmo tempo emocionante encontrar ou conhecer colegas de turma e professores, dentro a sala de aula, compartilhando o cotidiano das nossas alegrias e tristezas, sem medo de ser feliz ?

Já sabemos que a metodologia aplicada e as aulas oferecidas no ensino presencial são diferentes do ensino remoto e totalmente diferentes do chamado ensino à distância. Aprender a conviver com este desafio já é passado. Sabemos que temos o desafio de resgatar o conceito de universidade. Mais uma vez, estamos sendo desafiados a desenvolver uma nova forma de ensinar e aprender. Mais uma vez, todo mundo vai precisar fazer diferente: o professor e o aluno. Mais uma vez, cabe a você, aluno, se transformar e escolher como conduzir o seu próprio aprendizado.

Eu, como educadora, estou preocupada em formar cidadãos, mais do que apenas engenheiros. Na minha opinião, principalmente em tempos de grandes transformações coletivas, uma das coisas mais importantes nessa jornada é acreditar na nossa criatividade, baseada nos conceitos de ética, responsabilidade, coletividade e sociedade. Todos nós sabemos que o nosso atual desafio é a retomada das atividades presenciais na universidade. Depois de tanto tempo falsamente separados por nossas telinhas de computador, eu tenho a certeza que aprender na presença é muito mais efetivo (e legal!) do que na ausência. No entanto, não existe uma fórmula matemática para fazer isso. Vamos precisar ser criativos, conscientes do novo contexto do mundo, e confiar uns nos outros. Precisamos (re)criar esse lugar chamado universidade juntos.

Neste período, as aulas da minha disciplina serão todas presenciais, sempre seguindo as recomendações da UFRJ. Eu acredito que a universidade existe para estimular um ambiente para a construção de pensamento coletivo na presença. Também acredito que a universidade não existe sem a participação dos alunos. O período que se inicia é um período diferente. Convido vocês a não terem medo, a se posicionarem e a pensarem nas consequências das suas escolhas. Estamos todos (professores e, assim espero, alunos) imbuídos do espírito de tentar fazer o melhor para garantir a formação acadêmica de qualidade que a UFRJ sempre priorizou.

Bom período letivo a todos.

Nos vemos na 2a feira.

Att.,

Profa. AndreaValdman

DEQ/EQ/UFRJ